Um Guia de SEO Para Criar Sites Amigáveis

14 de junho de 2024

De acordo com uma pesquisa da HubSpot, 60% dos profissionais de marketing atestaram o inbound marketing (conteúdo de blog, SEO, etc.), que traz os leads de maior qualidade, e os leads de SEO sozinhos entre eles têm uma taxa de fechamento de 14,6%.

Seguindo nosso Guia de SEO, quando feito corretamente, o SEO aumenta significativamente a visibilidade do seu site, apresentando seu conteúdo para consultas relevantes do usuário no Google ou em outros mecanismos de pesquisa; Isso é especialmente útil para empresas.

Como resultado, muitas empresas e seus profissionais de marketing estão investindo na melhoria do SEO de seu site como parte da estratégia geral de marketing em 2024.

Nosso guia de SEO tem como objetivo lhe dar uma breve visão geral do que é SEO e aprender a elaborar a estratégia perfeita para melhorá-lo.

Estratégia de SEO em 6 Passos no Nosso Guia de SEO

Obviamente, o primeiro passo do Guia de SEO é entender a otimização do mecanismo de busca. Depois de entender os principais componentes do guarda-chuva de SEO, como palavras-chave, metatags, indexação de mecanismos de arco e rankings, é hora de seguir o Guia de SEO e mergulhar em mais estratégias.

  1. Estrutura do Site

    Ao criar seu site, seguindo nosso guia de SEO, foque na estrutura para um design amigável que permita que os mecanismos de busca encontrem seu conteúdo de forma eficiente; Isso significa que ele deve ser bem organizado, com hierarquia clara e navegação eficaz. Isso não apenas melhora a experiência e o engajamento do usuário, mas também beneficia os esforços de SEO.

    Com ajuda do nosso guia de SEO e de alguns plugins, implemente um mapa do site para ajudar os mecanismos de pesquisa a rastrear melhor seu site e usar URLs descritivas centradas em palavras-chave para suas páginas. Da mesma forma, escolha um design responsivo que ajuste automaticamente o layout da sua página da Web para se ajustar a diferentes tipos de tela, como smartphones, desktops ou tablets.

  2. Auditoria SEO

    Antes de otimizar diretamente seu site, com ajuda do nosso guia de SEO, você deve identificar sua saúde SEO atual e o que precisa ser alterado. Realizar uma auditoria de site de SEO ajuda a identificar áreas de melhoria, destacando os pontos fortes.

    Inscreva-se em uma ferramenta de auditoria de SEO gratuita ou paga, como Google Search Console, Ahrefs, Semrush, etc. Depois de inserir os detalhes solicitados, veja o que você deseja examinar:

    • SEO técnico: Quão compatível com dispositivos móveis é o seu site? Quanto tempo leva para carregar? Há erros de rastreamento ou links quebrados?
    • Palavras-chave/classificações do Google: As pessoas encontram seu conteúdo facilmente na pesquisa do Google? Para quais palavras-chave seus concorrentes estão classificando?
    • Qualidade do conteúdo: Seu conteúdo é apoiado por experiência, informativo, relevante e envolvente para seu público-alvo?
    • SEO na página: O conteúdo tem meta descrições e tags de título com palavras-chave relevantes?
  3. Pesquisa de palavras-chave

    No guia de SEO recomendamos que palavras-chave sejam usadas corretamente em seu conteúdo são os blocos de construção de uma boa estratégia de SEO. Essas palavras-chave não podem ser aleatórias; eles devem ser relevantes para o seu conteúdo e produtos ou serviços.

    No guia de SEO recomendamos algumas ferramentas que você pode usar para pesquisa de palavras-chave para ajudá-lo a começar:

    • Planejador de palavras-chave do Google: Depois de criar uma conta do Google Ads, você terá acesso a essa plataforma. Ele permite que você pesquise volumes de pesquisa de palavras-chave e a concorrência.
    • Semrush: Para obter insights mais profundos sobre seu SEO, a opção paga desta ferramenta oferece recursos como pesquisa de palavras-chave, análise competitiva, auditoria de sites, análise de backlinks, relatórios e análises e muito mais.
    • Ahrefs: Outra ferramenta de SEO paga altamente avançada com recursos como Site Explorer, relatório de estrutura do site, filtros de backlinks avançados, comparações SERP, ferramenta de inspeção de página e muito mais.
  4. Criar conteúdo

    O próximo passo do guia de SEO é Criar conteúdo, conteúdo de alta qualidade é o rei para que sua estratégia de SEO tenha sucesso. Foi-se o tempo em que o Google focava apenas em palavras-chave para identificar conteúdo. Em 2024, a prioridade é em conteúdo envolvente, informativo e confiável que realmente atenda à consulta de pesquisa de um usuário.

    Além disso, o Google enfatiza o EEAT (expertise, experiência, autoridade e confiabilidade) ao avaliar o conteúdo de um site, tornando ainda mais crucial escrever conteúdo honesto e relevante.

    Concentre-se nestas áreas-chave para garantir que você impressione o Google com seu conteúdo:

    • Crie conteúdo exclusivo ou melhor: Milhões de artigos discutem a mesma coisa, e se você tem expertise em um nicho específico, use esse conhecimento para criar algo melhor ou uma visão diferente do que já existe na internet.
    • Otimização na página: Naturalmente, coloque palavras-chave de destino em seu conteúdo, como o título da postagem, URL, tags de título, metatags, arquivos de imagem e tags ALT, e evite o excesso de recheio. Inclua links externos e internos com o conteúdo e use elementos multimídia como infográficos, vídeos, podcasts, etc., para melhorar o engajamento do usuário.
    • Adicionar um gancho: Crie conteúdo ao qual as pessoas gostem de vincular. Para isso, você precisa identificar tipos específicos de conteúdo que se saem bem dentro do seu setor, também conhecido como “O Gancho”. Alguns exemplos de tal conteúdo incluem pesquisa ou dados originais, guias de instruções ou finais, vídeos tutoriais, entrevistas com especialistas ou postagens baseadas em opinião, ferramentas digitais gratuitas, como calculadoras on-line, e muito mais.
  5. Criar links

    O próximo passo do guia de SEO é Criar links, além da configuração técnica e do conteúdo de um site, o Google se concentra principalmente na relevância e autoridade em termos de classificações nos mecanismos de pesquisa. No entanto, os backlinks são o que melhoram a popularidade e a visibilidade do seu conteúdo.

    Quando outro site menciona seu link em seu conteúdo, ele age como um voto de confiança e aponta o leitor para o seu site como a fonte daquela informação específica. Backlinks de alta qualidade são cruciais para construir a credibilidade do seu site e o perfil de backlink, e o objetivo é focar na qualidade em vez da quantidade.

    Construir links naturais é um desafio, mas com um pouco de paciência, pensamento estratégico e criatividade, você pode gerar links de alta autoridade que aumentam a reputação do seu site e os esforços de SEO. As melhores práticas envolvem a criação de conteúdo digno de link, blogs de convidados, construção de links quebrados, relações públicas digitais, divulgação e ser mencionado em diretórios do setor.

    Aqui estão alguns fatores que ajudam a determinar se a qualidade de um backlink:

    • Domínio de referência: O site que lhe dá um backlink deve ser crível para que esse link importe aos olhos do Google. Métricas positivas em termos de legitimidade do site, tráfego, DA e DR, e reputação on-line geral são indicadores de um site de boa qualidade.
    • Conteúdo e relevância de nicho: O conteúdo do backlink e a página em que ele é colocado devem ser relevantes entre si; Não só isso, até mesmo a declaração em que é colocada deve ter relevância tópica ou pelo menos um crossover de nicho.
    • Spammy Black-Hat Links: O Google penaliza backlinks de baixa qualidade e spam, que são um grande sinal vermelho e podem prejudicar seu SEO. Esses links são adquiridos através de técnicas black-hat, como links pagos em fazendas de links, PBNs, spam de comentários ou fóruns, trocas de links, etc.
  6. Monitorar o progresso

    O próximo passo do guia de SEO é Monitorar o progresso, usando o Google Search Console e o Google Analytics, você pode acompanhar todos os esforços de SEO do seu site e como eles estão se saindo, permitindo que você monitore o progresso, encontre o que não está dando certo e ajuste suas estratégias para alcançar os resultados desejados.

    Depois de identificar as áreas em que você pode trabalhar, use isso para melhorar sua estratégia de conteúdo e dar ao seu público o que ele quer. Conteúdo desatualizado também não deixa uma boa impressão nos leitores, portanto, certifique-se de adicionar as atualizações necessárias para tornar suas informações relevantes para os novos tempos.

Pensamentos de despedida

Viver nestes tempos digitais significa acompanhar todos os algoritmos e tendências para garantir que o SEO do seu site permaneça relevante e saudável a longo prazo. Com os passos mencionados no Guia de SEO e alterando consistentemente suas estratégias, você pode liberar o poder do SEO para o sucesso do seu site.

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *