Google Web Stories WordPress: Como Criar Histórias Incríveis para o Seu Site

17 de outubro de 2024

O que é uma história? É uma série de imagens ou outros tipos de conteúdo que se juntam para formar uma única narrativa. A narrativa visual é excelente.

E agora há um formato de história aberta para a web: o Google Web Stories do Google, anunciado em 2021 como AMP Stories, agora está disponível para Google Web Stories WordPress.

Como criar Google Web Stories no WordPress?
Mesmo que você tenha percebido que o Google lançou as histórias da web, provavelmente não sabe como criá-las para o seu site.

Falaremos sobre como criar histórias da web atraentes no Google Web Stories WordPress.

O que é uma história na web?

As Google Web Stories são um formato visual, incluindo palavras inteligentes, belas imagens e vídeos explicativos, além de um histórico rico e deslizante que pode ser usado em dispositivos móveis. Ao contrário de formatos fechados como o Instagram Stories, o Google Web Stories é aberto e gratuito para compartilhar. Você pode criá-los e publicá-los em seu site. Suas histórias são suas.

Além disso, sua história na web aparecerá nas primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google. E isso não é tudo. As histórias também aparecem no Imagens do Google, no Discover e no Google Apps.

Com as Google Web Stories, você tem mais controle sobre o que publica e como publica. Você pode escolher o formato, o local de publicação e a duração da publicação. As histórias da Web são notícias de última hora e fornecem um tipo de conteúdo rápido e fácil de digerir.

Embora as Google Web Stories sejam projetadas para serem usadas em dispositivos móveis, todas as Stories têm automaticamente uma visualização principal da área de trabalho. Isso significa que seu conteúdo móvel está disponível para todos.

Adeus ao AMP Story, olá ao Web Story

No início de 2018, o Google lançou o AMP Stories para criar histórias visuais para a Web usando tecnologia aberta rapidamente. O plugin Google Web Stories tornou muito mais fácil criar histórias em sua plataforma.

À medida que o Google continua a melhorar as Google Web Stories, ele também está impulsionando sua adoção. No início deste ano, anunciou que algumas de suas outras ferramentas, como a Ferramenta de teste de pesquisa aprimorada e o Search Console, agora podem reconhecer o Google Web Stories como tal.

Nas configurações do plug-in do WordPress, você pode definir um ID de rastreamento para o Analytics. Isso permitirá que você acompanhe o desempenho de suas histórias.

Exemplos de histórias da web

As Google Web Stories podem ser usadas para vários fins, e muitas grandes marcas de mídia as implementaram. Embora pareçam perfeitas para pequenos conteúdos, você pode ir muito mais fundo com suas histórias.

Se você puder construir uma história convincente, as pessoas virão até ela. É isso que pode tornar seu conteúdo viral.

Essas são histórias da web bastante sofisticadas e, claro, você não precisa usar a mesma abordagem jornalística para criá-las. Você precisa criar histórias de alta qualidade que sejam valiosas para você e seus leitores.

Como criar “histórias da web” com plugins do WordPress

Instalar o Google Web Stories é fácil se você tiver um site WordPress. Instale o plug-in oficial do Google Web Stories e não se esqueça de ler a documentação do Google para enviar suas histórias para o mecanismo de pesquisa.

Este plugin foi desenvolvido abertamente pela fantástica equipe de desenvolvedores do Google e é uma obra de arte. Uma equipe de desenvolvedores do Google desenvolveu abertamente este plugin.

Depois de terminar de instalar o plug-in, vá para “Configurações do editor” e insira as informações necessárias. Agora você está pronto para ir. Se você não tem inspiração ou quer ter uma ideia de como será a história da web deles, visite a seção “Modelos”.

Quando você encontrar um modelo de que goste, clique em “Usar modelo” para abrir o editor com esse modelo. Você pode usar as várias ferramentas para criar sua loja virtual como quiser.

Claro, você também é livre para criar Google Web Stories do zero. Vamos ver como fazer.

Abra o plug-in Google Web Stories

Depois de instalar o plug-in, clique em Criar uma nova história no painel de controle do Google Web Stories para iniciar uma nova história. Você também pode ir para uma nova história acessando o menu do WordPress > Histórias > Adicionar novo.

Introdução às Google Web Stories

Ao criar uma nova história, a interface é aberta com um modelo em branco. O Asset Manager está no lado esquerdo, que mostra as imagens carregadas e os materiais que você pode usar em sua história. O ícone “T” abre a guia Texto e o “△” a guia Formas.

Adicione uma imagem para explorar o lado direito

Clique no botão azul “Upload” e selecione a imagem que deseja enviar. Clique duas vezes na imagem para adicioná-la à tela. Você verá que as configurações mudam no lado direito.

Aqui você verá as propriedades e opções de design para cada elemento. Eles são diferentes para cada tipo, portanto, as opções são diferentes para texto e imagens.

Acostume-se com a interface

Se você já usou uma ferramenta de design, a interface do plugin Google Web Stories WordPress parecerá estranha para você.

Ele tem quase todas as funções de que você precisa, como alinhar, girar, sobrepor e alterar tipos e cores de texto. Você pode trabalhar com tudo, desde imagens e ilustrações até texto e vídeos.

Agora, vamos criar uma história simples na web

Desta vez, vamos fazer um simples como exemplo. Vamos começar abrindo uma nova história e enviando uma imagem. Aqui escolhi uma ilustração porque quero criar uma história sobre como começar um negócio.

Quando você clica em uma imagem, uma linha azul aparecerá ao redor dela. É usado para dimensionar, girar e ampliar a imagem. Clique duas vezes na imagem para ver a imagem completa e como ela se encaixa atualmente. Ajuste a imagem para torná-la bonita.

Adicione texto à sua história na web

Clique no T mais à esquerda para alternar para a guia Texto. Você verá uma variedade de tamanhos aqui. Eles são baseados em títulos HTML normais, então o maior é h1 e um parágrafo é p. Você deve usá-los corretamente em sua loja virtual.

Use h1 para títulos, h2 para legendas, etc. Para parágrafos, use parágrafos. Desta forma, o conteúdo do seu site seguirá todas as diretrizes usuais.

Cor, preenchimento e posicionamento

Se sua imagem tiver um fundo irregular, como o meu, pode ser necessário adicionar alguma cor ou uma cor de preenchimento de fundo para destacar o texto.

Felizmente, isso é possível. Clique em “Título 1” para adicionar um título à sua imagem. Arraste o título para o local desejado.

Outra nova página para a Google Web Story

Se você quiser adicionar uma nova página à sua história, clique no grande botão + na tela. Se você decidir duplicar a página atual porque deseja usá-la como modelo para a próxima tela, clique em Duplicar página. Preencha todas as páginas necessárias para sua história.

Link para o seu site

Uma das melhores coisas sobre as Google Web Stories é a liberdade de criar links para seu próprio conteúdo. Você só precisa clicar em um item e adicionar um link. No entanto, pedimos que você mantenha o número de links no mínimo.

Insira e publique metadados

Quando terminar sua história na web, clique em “Visualizar” para testá-la. Antes de clicar em “Publicar”, você terá que inserir alguns metadados para melhorar sua história; De acordo com o Google, isso é necessário para criar uma história válida na web.

Clique em “Documentos” e insira seu logotipo, imagem de capa, trecho e escolha o link permanente apropriado. Você está pronto para começar? Vamos publicar a história. Em caso afirmativo, clique no botão para abrir uma nova postagem com sua história incorporada.

Como criar Google Web Stories no WordPress: coisas a ter em mente

As Google Web Stories são a nova arma em seu arsenal de conteúdo. Eles são uma ferramenta completamente diferente para um propósito completamente diferente.

Claro, nem todos podem usar essas histórias, mas olhe para as possibilidades. É fácil começar, mas é uma arma poderosa.

Aqui estão algumas coisas para manter em mente:

  1. Verifique se o URL da história está disponível no mapa do site XML.
  2. Adicione dados estruturados na forma de um esboço para facilitar a compreensão da sua história pelo Google.
  3. Links para o artigo de outras partes (relacionadas) do seu site
  4. Certifique-se de que sua história seja valiosa e de alta qualidade.
  5. Você pode adicionar anúncios, mas não deve exagerar.
  6. Não inclua muitos links externos para chamar a atenção do leitor.
  7. Mantenha sua história curta e direta (o Google diz de 5 a 30 páginas, o ponto ideal é de 10 a 20 páginas).
  8. O título deve ser curto.
  9. Não use muito texto na página.
  10. Adicione texto alternativo às descrições das imagens para melhorar a acessibilidade
  11. As histórias são ótimas para vídeos, mas mantenha-as curtas.

Além disso, como o Google escreve em seu artigo sobre SEO para histórias da web:

“Faça seu SEO como qualquer outra página do seu site. Se você puder melhorar as classificações de suas páginas que não são de histórias, melhore as classificações de suas histórias.” – Google.

Confira esse outro artigo aqui, você deve gostar: Como os Aplicativos Móveis no Comércio Eletrônico Transformam a Experiência do Cliente e Aumentam as Vendas

Conclusão

As Google Web Stories WordPress são uma ferramenta nova e poderosa para compartilhar informações de forma interativa e visual. Embora as Google Web Stories possam parecer uma nova onda de conteúdo digital, têm um potencial imenso para atrair visitantes e gerar tráfego.

Agora que você sabe como criar suas histórias na web, não hesite em usá-las para engajar seus visitantes. Para obter mais dicas sobre Google Web Stories WordPress, consulte a documentação oficial do Google e fique à frente na criação de conteúdo da web.

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *