Quadro Scrum Vs Kanban – Qual é o melhor para desenvolvimento web?

17 de agosto de 2024

Você está preso na decisão de usar Scrum ou Kanban? Você quer ajuda para determinar qual deles se adequará aos seus projetos de desenvolvimento web? Se sim, você chegou ao lugar certo. Este artigo foi especialmente criado para ajudá-lo a tomar melhores decisões sobre o uso de Scrum e Kanban.

Bem, Scrum e Kanban são métodos eficientes de gerenciamento de projetos que garantem que todas as atividades fluam de forma produtiva, mas ambos têm seus próprios prós e contras. Ambas são metodologias ágeis que se concentram na criação de um ambiente de trabalho específico. No entanto, eles têm muitas diferenças importantes em termos de funcionalidade.

É por isso que é essencial saber como eles diferem uns dos outros. Aprender as diferenças ajuda a escolher o melhor que atenda às necessidades exclusivas de sua equipe de desenvolvimento. Então, sem mais delongas, vamos começar com uma visão abrangente do Scrum e do Kanban, e então passaremos para suas diferenças.

O que é Scrum?

Scrum refere-se a uma metodologia sistemática que ajuda você a dividir um projeto maior em tarefas gerenciáveis menores que são chamadas de incrementos na estrutura do Scrum. Envolve a definição de um bloco de tempo específico chamado sprint para concluir cada marco.

É conhecido principalmente por sua estrutura organizada que ajuda os gerentes a acompanhar de perto a atividade e o progresso dos membros de sua equipe. Aqui está um detalhamento simples da estrutura usada nos quadros Scrum.

Estrutura do Scrum Board
Um quadro scrum é uma representação visual do trabalho planejado para um sprint. Ele contém todas as tarefas relacionadas a um projeto categorizadas em diferentes níveis.

Backlog
Backlog refere-se à tarefa pendente. Esta coluna contém a lista de marcos que precisam ser concluídos.

To Do
To Do simplesmente define as tarefas que são essenciais para serem concluídas no sprint atual. Estes são obrigatórios para terminar dentro dos prazos estabelecidos.

Em andamento
Esta coluna representa as tarefas que estão sendo tratadas atualmente pela equipe.

Teste
As tarefas que passam por observação crítica são colocadas na coluna Teste.

Concluído
O próprio termo “Concluído” indica que ele envolve as tarefas que são concluídas dentro dos blocos de tempo definidos.

Funções da equipe Scrum

Quando se trata de construir uma equipe Scrum, não há limite específico. Pode variar de alguns membros a uma equipe de dezenas. Para garantir que todos os membros da equipe colaborem de forma eficiente, existem três funções principais que definem claramente os deveres de cada membro.

Proprietário do produto 
O proprietário do produto é a função mais sênior em uma equipe Scrum. Os deveres dessa função incluem garantir um fluxo de trabalho tranquilo e uma colaboração eficaz entre os membros da equipe. O trabalho mais importante de um proprietário de produto é monitorar o processo e entregar o produto no prazo, sem atrasos.

Scrum Master
Scrum master é uma função de nível médio preocupada principalmente com o gerenciamento eficaz de equipes. Ele serve como uma ponte entre proprietários e desenvolvedores de produtos. Suas funções são claramente definidas, desde ajudar o proprietário do produto a planejar e adicionar pendências até atribuir tarefas aos desenvolvedores. O scrum master também se reporta ao proprietário do produto sobre todo o progresso que está sendo feito.

Desenvolvedor
O desenvolvedor é uma função de nível básico atribuída a todos os membros restantes da equipe de desenvolvimento que são responsáveis por realizar todas as tarefas. Os desenvolvedores são obrigados a desempenhar seu papel com eficiência, concluindo as tarefas atribuídas diariamente. Eles precisam compartilhar regularmente o progresso feito no projeto para que todos se familiarizem com os desafios potenciais.

Principais recursos dos quadros Scrum

Quando se trata de gerenciar um projeto longo, os quadros scrum oferecem recursos proficientes que ajudam a medir a produtividade. Aqui estão alguns dos mais proeminentes:

Sprints com caixa de tempo

Na estrutura Scrum, o trabalho é dividido em sprints de duração fixa contendo uma lista de tarefas específicas a serem concluídas dentro do bloco de tempo definido. Esse fluxo de trabalho ajuda a manter um equilíbrio nas tarefas pendentes, em andamento e concluídas.

Stand-ups diários 
A metodologia scrum envolve a realização de reuniões regulares chamadas stand-ups diários. Essas sessões diárias se concentram em discutir os obstáculos enfrentados por qualquer um dos membros da equipe e fazer um brainstorming da solução apropriada.

Revisão do Sprint 
Cada sprint termina com uma avaliação da equipe do trabalho que foi feito. Ao identificar e evitar os principais problemas que a equipe encontrou durante o sprint atual, a reunião de revisão ajuda a planejar os próximos sprints.

Prós e contras do Scrum

Profissionais:

  • Funções claramente definidas garantem uma distribuição justa de tarefas.
  • Permite criar um fluxo de trabalho orientado a objetivos para vitórias estratégicas.
  • Os sprints com caixa de tempo facilitam a previsão de entregas.
  • Avaliações regulares de trabalho reduzem as chances de riscos.
  • Ajuda a dividir projetos complexos em tarefas facilmente gerenciáveis.

Contras:

  • A natureza estruturada das tarefas pode ser muito rígida para algumas equipes.
  • As reuniões diárias às vezes podem ser assustadoras para os membros da equipe.
  • Pode não se adequar a equipes que não estão expostas a um ambiente de trabalho acelerado.

O que é Kanban?

Simplificando, o Kanban é a maneira de visualizar seus projetos. Por ser mais orientada para o visual, essa metodologia é amplamente utilizada em todo o mundo para simplificar os fluxos de trabalho. Isso torna as tarefas, conquistas e atividades visualmente responsáveis.

Envolve a criação de quadros visuais para monitorar as tarefas que estão sendo executadas e avaliar o progresso. Os quadros Kanban são relativamente fáceis de manusear em comparação com os quadros scrum. Por esse motivo, torna-se fácil para as equipes de desenvolvimento web identificar possíveis problemas e corrigi-los. Aqui está a aparência de um quadro Kanban:

Estrutura do quadro Kanban 
A estrutura de um quadro Kanban compartilha alta semelhança com a de um quadro Scrum. A única coisa que o torna diferente do quadro Scrum é que suas tarefas não estão vinculadas a prazos específicos.

Lista de pendências
Uma lista de itens de trabalho que estão pendentes para serem feitos é mencionada na lista de pendências.

A Tarefa Pendente
A lista de tarefas contém o número específico de tarefas a serem concluídas. Na estrutura Kanban, essas tarefas não têm limites de tempo específicos.

Em andamento
Esta coluna abrange as tarefas que cada membro da equipe executa em tempo real.

Concluído
Os marcos que são concluídos diariamente vêm na coluna “Concluído”.

Funções da equipe Kanban

Ao contrário do Scrum, a metodologia Kanban não oferece suporte à atribuição de funções específicas a cada um dos membros da equipe. Isso ocorre porque incentiva um senso de propriedade colaborativa do projeto. Embora não haja funções específicas no Kanban, as equipes ainda podem considerar atribuir as seguintes posições a alguns de seus membros.

Gerente de Entrega de Serviços (SDM)
Um SDM pode ser apresentado à equipe Kanban, cuja principal responsabilidade deve ser melhorar a eficiência do trabalho. Assim como um Scrum master, um gerente de entrega de serviços supervisiona principalmente os fluxos de trabalho e garante que todas as tarefas sejam concluídas sem nenhum problema. Conduzir reuniões e distribuir o trabalho também pode ser o trabalho de um SDM.

Gerenciador de solicitação de serviço (SRM)
No sistema Kanban, um gerente de solicitação de serviço pode ser a pessoa dedicada ao gerenciamento de consultas de clientes. Sua principal função é definir o fluxo de trabalho de forma que os pedidos sejam entregues sem atrasos. Um SRM também pode ser responsável por criar novas políticas para fornecer o melhor aos clientes.

Principais recursos do quadro Kanban 
Os principais recursos dos quadros Kanban são altamente eficazes no gerenciamento e melhoria do fluxo de trabalho. Abaixo está uma breve visão geral dos principais recursos dos quadros Kanban.

Limites de trabalho em andamento (WIP)
Os limites de trabalho em andamento são os principais recursos que diferenciam o Kanban de outras abordagens de gerenciamento de projetos. Você pode especificar o número máximo de tarefas envolvidas no desenvolvimento de um produto que pode estar em andamento a qualquer momento usando limites de WIP. Ele permite que os membros da equipe se concentrem nas tarefas atuais antes de iniciar novas.

Fluxo contínuo 
Ao contrário do Scrum, que funciona em sprints fixos, o Kanban opera de forma contínua. Ele enfatiza o rastreamento e a análise de métricas de fluxo. Alguns deles são tempo de ciclo, tempo de espera e rendimento. Ao monitorar regularmente essas métricas, os membros da equipe podem encontrar as áreas em que podem melhorar o fluxo de trabalho.

Prós e contras do Kanban

Profissionais:

  • Permite que as equipes trabalhem em seu próprio ritmo, sem restrições de tempo.
  • Nenhuma reunião diária é definida em Kanban, proporcionando facilidade para a equipe.
  • A natureza visual do quadro ajuda a equipe a entender melhor os processos.
  • O uso de métricas de fluxo ajuda os membros da equipe a tomar decisões baseadas em dados.
  • Os quadros Kanban são relativamente mais personalizáveis do que os quadros Scrum.

Contras:

  • A abordagem não estruturada pode não ser adequada para algumas equipes.
  • Sem limites de tempo, há um risco maior de obstruções.
  • O Kanban não se concentra na atribuição de funções aos membros da equipe.

Scrum vs. Kanban: uma comparação detalhada

Flexibilidade
O Scrum oferece menos flexibilidade para as equipes de desenvolvimento web devido à sua estrutura com restrição de tempo. Ele só permite fazer alterações quando um sprint termina, não oferecendo nenhuma opção para fazer mudanças repentinas.

Por outro lado, o Kanban dá liberdade aos membros da equipe, permitindo que eles façam alterações a qualquer momento ou sempre que necessário. Isso permite que toda a equipe se ajuste às mudanças nos requisitos do projeto.

Visualização do fluxo de trabalho
Os quadros Scrum são úteis apenas para visualizar as tarefas e atividades dentro de um sprint. Eles podem não fornecer uma representação visual clara do progresso do projeto.

Em contraste, os quadros Kanban oferecem uma visualização contínua dos fluxos de trabalho. Eles ajudam a ver o progresso do projeto visualmente. Essa facilidade se torna benéfica quando as equipes precisam trabalhar em projetos de longo prazo.

Responsabilidades da equipe
Como mencionado anteriormente, o Scrum prioriza a atribuição de responsabilidades em diferentes níveis. Ele usa funções específicas, como Product Owner, Scrum Master e Developer, para distribuir o trabalho entre os membros da equipe.

Por outro lado, o sistema Kanban não se concentra na distribuição do trabalho com base em funções específicas. Bem, isso pode oferecer mais flexibilidade aos membros, mas também pode causar confusão.

As equipes de gerenciamento de tempo que usam o Scrum são altamente comprometidas com seus prazos. Isso ocorre porque o Scrum usa sprints com caixa de tempo para gerenciar o projeto. Devido a restrições de tempo, é mais provável que os desenvolvedores gastem cada segundo de forma produtiva.

Considerando que não há restrição de tempo envolvida na estrutura Kanban. Isso poderia ser melhor para aqueles que trabalham em seu próprio ritmo. No entanto, isso pode levar a datas de término pouco claras para as tarefas.

Medição do progresso
Na metodologia Scrum, o progresso de um projeto é rastreado pela velocidade do sprint. Um sprint refere-se ao número máximo de tarefas concluídas em um bloco de tempo definido. Essa forma de medir o progresso pode ser benéfica para avaliar a produtividade dos membros da equipe dentro de um período de tempo específico.

No entanto, o Kanban usa métricas de fluxo para medir o crescimento do projeto. Seu tempo de ciclo métrico define o período do início ao fim de um projeto. Enquanto o tempo de espera descreve o tempo total desde a criação da tarefa até a conclusão. Ambos os parâmetros fornecem informações abrangentes sobre a produtividade.

Scrum e Kanban: ferramentas populares

Kanban
Kanban necessita de ferramentas que forneçam uma visão clara de cada etapa do processo do início ao fim. Muitas ferramentas modernas de gerenciamento de projetos, como Kanbanize e KanbanFlow, incorporam a funcionalidade Kanban, permitindo que as equipes de desenvolvimento da Web criem quadros Kanban e fiquem de olho em possíveis blocos no fluxo de trabalho. No entanto, a maioria deles sobrecarrega os orçamentos das equipes, exigindo assinaturas pagas caras.

Para equipes interessadas em opções econômicas, explorar as melhores soluções gratuitas de quadro Kanban, como o RingTheBell, pode ser útil. Esta ferramenta é tão eficaz quanto outras e oferece funcionalidade robusta. Ele permite que você crie quadros Kanban ilimitados e adicione inúmeros membros sem pagar um único centavo.

Scrum
Por outro lado, o Scrum exige que as equipes usem uma ferramenta especializada capaz de gerar sprints precisos. Ele deve ter recursos produtivos, como gerenciamento de backlog, controle de tempo e quadros com caixa de tempo. A maioria das equipes que precisam de um fluxo de trabalho estruturado prefere usar o Trello, uma ferramenta eficiente que oferece a funcionalidade Scrum.

No entanto, à medida que as necessidades do projeto evoluem, as equipes podem achar os recursos básicos do Trello limitantes e precisam mudar para sua versão paga que nem todos podem pagar. Para atender com eficiência às suas necessidades, as equipes podem usar o RingTheBell como uma alternativa gratuita ao Trello. Esta ferramenta de gerenciamento de projetos oferece quadros Scrum ilimitados com permissão para incluir tarefas e membros ilimitados. Além disso, os recursos gratuitos, como alternar entre os quadros com um clique e aplicar prioridade de sinalização, dão uma vantagem extra sobre o Trello.

Se você está gostando desse artigo, confira este outro do nosso site: 6 Pilares do Sucesso no Marketing de Mídias Sociais

Scrum ou Kanban: qual usar?

Tanto o Scrum quanto o Kanban são altamente vantajosos para monitorar fluxos de trabalho e garantir que todos os projetos sejam feitos sem sacrificar a qualidade. No entanto, quando se trata de escolher entre Scrum e Kanban, depende do processo de trabalho da equipe, dos objetivos do projeto e das preferências.

O Scrum pode ser adequado para equipes de desenvolvimento web que gostam de trabalhar em funções específicas e precisam de um procedimento estruturado para atingir seus objetivos dentro de limites de tempo definidos. É perfeito para projetos em que as entregas e os cronogramas são predefinidos.

Por outro lado, o Kanban pode ser ideal para equipes que não querem ficar presas a limites de tempo e desejam um ambiente de trabalho flexível. É melhor para projetos em que as prioridades mudam com frequência.

Agora, cabe a você qual metodologia ágil você prefere. Bem, se você decidir ir com Scrum ou Kanban, certifique-se de levar em consideração os interesses de sua equipe e a natureza do seu projeto de desenvolvimento.

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *