Se você tem um site que está usando para comercializar seus produtos e serviços, apelo é tudo e eu tenho um jeito de te ajudar, e se chama CRO. Metade da batalha é fazer com que seu site seja classificado para que você possa atrair novo tráfego que tenha potencial de conversão. A outra metade dessa equação é encontrada na otimização do seu site para obter mais conversões. Fazer isso não é a tarefa mais fácil, mas o trabalho que você coloca valerá a pena.
Se você já se perguntou como isso funciona e como isso pode ajudar seu site a gerar mais negócios, continue lendo para conhecer o CRO.
O que é CRO?
CRO significa Otimização da Taxa de Conversão. É um processo pelo qual você faz pequenas modificações no layout, botões, apelo visual e conteúdo de um site para aumentar os cliques e conversões em toda a linha. Lembre-se, as conversões podem ser contadas como algo tão simples como uma inscrição em newsletter até algo mais significativo, como uma venda de sua loja online ou uma consulta sendo agendada por meio de um formulário on-line.
Comumente, muitos empresários são ótimos em fazer o que fazem… por exemplo, gerir os seus negócios. Mas muitos não sabem como otimizar seu site para o sucesso da taxa de conversão. Se acontecer de ser você, não se preocupe. Vou mergulhar em alguns dos aspectos mais importantes do CRO, para que você possa alcançar melhor suas metas de vendas com seu negócio.
Testes A/B
O que é teste A/B? Este é apenas um termo mais simples para “teste de funil”. Em sua forma mais simples, isso poderia envolver a adição de um mapa de calor (como o HotJar) e fazer pequenos ajustes nos ícones, texto de chamada para ação e botões e acima dos recursos de dobra.
Com os testes A/B, você atende essencialmente todos os outros visitantes do próximo segmento.
Assim, o visitante 1 pode ver a versão A; enquanto o visitante dois pode ver a versão B.
Com o tempo, depois de ter tido tantos visitantes, você pode determinar quais hacks de taxa de conversão que você implementou funcionaram e por quê. Usando esses dados, você pode otimizar ainda mais seu site e todos os seus funis de conversão usando o método A/B para testar e garantir a viabilidade.
Melhorando sua CTR
O que é um CTR? Isso significa Click Through Rate. Em muitas palavras, é uma porcentagem que diz duas coisas:
- Quantas pessoas viram seu site aparecer em uma pesquisa no Google (impressão);
- Quantas pessoas clicaram em seu site depois de encontrá-lo (taxa de cliques).
Também pode significar:
- Quantas pessoas clicaram em outra página da sua página inicial ou na página em que chegaram;
- Quantas outras páginas eles clicaram depois de clicar na primeira página.
Em outras palavras, a taxa de cliques é uma métrica muito importante que determina o quão bem sua otimização da taxa de conversão está funcionando. Claro, as conversões geralmente andam de mãos dadas com um forte CTR… mas não são casados.
Por exemplo, um CTR forte pode não necessariamente levar a vendas se, digamos, o produto não estiver bem posicionado, o tráfego não for transacional ou houver falta de apelo para um produto ou serviço. É claro que o preço também importa aqui e também deve ser levado em consideração.
Para melhorar sua CTR, aqui estão algumas dicas simples:
- Use FOMO (fear of missing out) que adiciona uma quantidade limitada e alocação de tempo para os visitantes fazerem uma compra ou completarem uma meta de conversão.
- Inclua gatilhos emocionais dentro do conteúdo que você está apresentando que incentivem uma reação mental de seus visitantes.
- Mantenha seu foco em atrair tráfego de palavras-chave transacionais, comumente também chamadas de “palavras-chave comerciais”. Essas palavras-chave têm o maior potencial de se transformar em novas vendas e negócios para sua entidade.
- Você pode usar ferramentas como SEMRush e Ahrefs ao longo do caminho para pesquisar palavras-chave transacionais que você pode adicionar ao mix para aumentar as conversões.
Adicionando remarketing ao mix
O que é remarketing? É o redirecionamento para o tráfego que já clicou em seu site.
Por exemplo, empresas como Google e Roll Works oferecem esses serviços. Eles se conectam ao seu site com um trecho especial de código chamado “pixel”. Isso permite que eles veiculem novos anúncios para o tráfego que foi devolvido (saiu do seu site) e acabou em outro site.
- O redirecionamento ajuda você a reposicionar seu site para públicos de conversão em potencial depois que eles já clicaram em outro site.
- Você pode usar funis A/B no redirecionamento para veicular diferentes versões de anúncios ao longo do caminho para incluir seu funil A/B CRO para o sucesso.
- O retargeting é rentável; Você só paga pelo tráfego que clica de volta para o seu site (tráfego que tem uma alta chance de conversão durante essa segunda visita).
Juntando tudo
Olha, no final das contas, o CRO é uma ciência. É provado e verdadeiro, e o tempo testado. É claro que isso varia muito entre o modelo de negócio e o produto ou serviço que está sendo oferecido. Com isso em mente, seu CRO pode variar muito de outro modelo de negócio.
Então, o que você pode fazer para melhorar seu CRO hoje? Se você não é um especialista em CRO, considere contratar um. Esses profissionais experientes podem ajudá-lo a renovar seu site, atualizar seu conteúdo e melhorar seu layout e método para gerar mais interesse e conversões.
No final do dia, o CRO pode fazer uma grande diferença em seus resultados. Mas ele não pode começar a funcionar para você até que você o integre à mistura. Então, o que você está esperando?
Deixe um comentário