Entenda as Diferenças entre Subdomínios e Subdiretórios para SEO

28 de dezembro de 2024

Ao adicionar uma nova seção de conteúdo ao seu site, você pode colocá-la em um subdomínio ou em um subdiretório. Tanto os subdomínios quanto os subdiretórios permitem que os webmasters otimizem a navegação de seus sites para que os visitantes possam encontrar conteúdo relevante com mais facilidade. Com isso dito, subdomínios não são o mesmo que subdiretórios. Para determinar qual é o certo para o seu site, você deve entender as nuances entre eles e como escolher o certo pode tornar sua campanha de SEO um sucesso.

O que é um subdomínio?

Um subdomínio é uma entidade de site separada que faz parte do domínio de um site existente. Você pode criar dezenas ou centenas de subdomínios para o seu site, dependendo das limitações do seu serviço de hospedagem na web. Cada subdomínio é configurado no servidor e pode estar associado a uma pasta separada na estrutura do servidor. Ele funciona quase como um site totalmente novo. Mesmo se você já tiver um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) como o WordPress instalado em seu site, poderá instalar um segundo CMS em um subdomínio.

O blog oficial da HubSpot, por exemplo, está localizado em um subdomínio: blog.hubspot.com. Nesse URL, “.com” é o domínio de nível superior; “hubspot” é o domínio de segundo nível e “blog” é o subdomínio. O subdomínio, se presente, é sempre precedido pelo domínio de nível superior e pelo domínio de segundo nível.

O que é um subdiretório?

Também conhecido como subpasta, um subdiretório é simplesmente uma pasta usada para fins de navegação em um site. Os subdiretórios são usados para criar uma navegação hierárquica, que é atraente tanto para os visitantes quanto para os mecanismos de pesquisa. Assim como os subdomínios, os subdiretórios consistem em pastas na estrutura do site nas quais arquivos, como páginas da web e imagens, são armazenados.

No URL hubspot.com/products/get-started, “products” é um subdiretório. Todas as páginas da web publicadas no subdiretório “products” terão um URL prefixado com “hubspot.com/products”.

Qual é a diferença?

Embora ambos sejam utilizados para organizar o conteúdo do site, eles funcionam de maneira diferente. Apenas os subdomínios são tratados como entidades de site separadas. Quaisquer alterações feitas em seu site principal não afetarão seu subdomínio e vice-versa.

Os mecanismos de pesquisa tratam os subdomínios como sites separados. Se você criar um novo subdomínio, ele provavelmente não terá uma classificação alta nos resultados de pesquisa – não sem um SEO extensivo, como link building e otimização na página, pelo menos. Se você criar um subdiretório, por outro lado, todas as páginas da web publicadas no subdiretório devem ter classificações de pesquisa semelhantes às do restante do seu site.

Vários anos atrás, o CEO da Moz, Rand Fishkin, moveu uma seção de guias de SEO do moz.com de um subdomínio para um subdiretório. De acordo com Fishkin, a transição resultou em classificações de pesquisa mais altas no Google para as palavras-chave de destino da empresa. Se você não tiver certeza de qual usar para o seu site, sugerimos contratar um consultor de SEO para ajudar a tomar essa importante decisão.

Quando usar um subdomínio

Há muitos casos em que você deve usar um subdomínio. Se você estiver criando uma versão separada do seu site compatível com dispositivos móveis, por exemplo, poderá colocá-la em um subdomínio em vez de tentar atualizar seu site para um design responsivo. A pasta do subdomínio oferece uma “paleta em branco” com a qual você pode criar uma versão compatível com dispositivos móveis do seu site. Você pode instalar um novo CMS na pasta do subdomínio e configurá-lo para obter compatibilidade entre dispositivos.

Você também pode usar subdomínios para fins de segmentação geográfica. Se você administra um site popular acessado por residentes em vários países, considere criar um subdomínio para cada um desses países. Em cada subdomínio, crie uma versão específica do seu site para cada país, como australia.example.com e canada.example.com, usando o idioma apropriado.

Seja um blog, fórum ou uma página “sobre nós”, você pode colocar qualquer seção do seu site em um subdomínio. Um subdomínio nada mais é do que uma pasta que é tratada como uma entidade de site separada. Ele pode ter seu próprio CMS e software de análise de tráfego, como o Google Analytics.

Para criar um subdomínio, acesse o painel de controle de back-end do seu site e procure uma opção para adicionar um subdomínio. No cPanel, você deve ver um ícone intitulado “Subdomínios” na seção “Domínios”. Clicar neste ícone permite que você crie um subdomínio no domínio atual do seu site. Quando terminar, você poderá encontrar o subdomínio na pasta raiz do seu site.

Quando usar um subdiretório

Você deve usar subdiretórios para criar um nível mais profundo de navegação com seu site, preservando sua autoridade e, portanto, suas classificações de pesquisa. Embora os subdomínios recebam alguma autoridade do site pai no qual são criados, os mecanismos de pesquisa geralmente os tratam como sites separados. No entanto, se você usar um subdiretório, todas as páginas ou conteúdos publicados na pasta do subdiretório receberão a mesma autoridade que seu site, tornando os subdiretórios benéficos para a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO).

Os subdiretórios também permitem slugs de URL mais longos e descritivos. Sem subdiretórios, você terá que colocar todas as páginas da web do seu site na pasta raiz, resultando em slugs de URL curtos. Ao colocar páginas da web em subdiretórios, você aumentará a relevância de seus slugs de URL.

Os subdiretórios são particularmente úteis para sites de comércio eletrônico devido à sua capacidade de segmentar categorias de produtos. Se você administra um site de comércio eletrônico, pode criar um subdiretório para cada categoria de produto, como example.com/shirts, example.com/pants e example.com/shoes. Em seguida, você pode publicar ou mover as páginas de produtos do seu site no subdiretório apropriado.

Lembre-se de que o WordPress e outros CMSs podem criar automaticamente subdiretórios para elementos de navegação, como tags, categorias e autores. Se o seu site não usa um CMS, você pode criar subdiretórios manualmente usando um programa FTP (File Transfer Protocol). Depois de se conectar ao servidor do seu site, crie uma nova pasta no diretório raiz ou inicial. Essa pasta funcionará como um subdiretório, permitindo segmentar o conteúdo do seu site e criar URLs amigáveis à navegação. Lembre-se de dar um nome relevante à pasta, pois esse nome é refletido nos slugs de URL de todas as páginas da web colocadas dentro da pasta.

Confira esse outro artigo, você deve gostar: Estratégias BigCommerce Black Friday: Como Maximizar Suas Vendas Durante o Maior Evento de Comércio Eletrônico

Conclusão

Tanto os subdiretórios quanto os subdomínios são usados para organizar o conteúdo de um site. A principal diferença é que os subdomínios são tratados como entidades de site separadas, enquanto os subdiretórios não. Como resultado, o SEO é mais difícil com subdomínios do que com subdiretórios. Se você estiver tentando criar uma nova seção em seu site, preservando suas classificações de pesquisa, use um subdiretório. No entanto, se você precisar de uma abordagem mais independente para uma parte do seu site, como uma versão separada para dispositivos móveis ou um site direcionado a um país específico, um subdomínio pode ser a melhor escolha.

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *