Você tem usado o SEO de forma eficaz para aumentar a produtividade e o desempenho do seu negócio?
O SEO desempenha um papel importante no aumento do tráfego, da presença e na transformação de leads em vendas. No entanto, você só obterá esses resultados se fizer as coisas certas.
Caso contrário, sua empresa ficará invisível online e ninguém comprará seus produtos ou serviços. Embora nem sempre seja fácil atualizar tudo em seu negócio, você não pode fazer uma pausa quando se trata de SEO.
O Google está sempre atualizando algoritmos. É por isso que você deve usar as diretrizes de SEO mais recentes se quiser que seu negócio decole. E estamos aqui para ajudá-lo a atingir seus objetivos.
Definição de SEO
SEO é uma abreviação de Search Engine Optimization. Trata-se de melhorar as classificações do seu site nos mecanismos de pesquisa para que ele apareça mais alto nos resultados de pesquisa do Google, trazendo mais tráfego para o seu site.
O SEO também pode ser definido como a pessoa que faz o trabalho de otimização. A otimização de mecanismos de pesquisa visa aumentar o tráfego orgânico.
O tráfego orgânico é o tráfego que você obtém quando os visitantes clicam em um link para acessar seu site na área de resultados da pesquisa. Há também tráfego pago que é trazido por anúncios.
A maior parte do SEO está focada em otimizar o mecanismo de pesquisa do Google, que é usado por mais de 90% do mercado. Você também pode otimizar outros mecanismos de pesquisa como Yahoo, Bing e Baidu, para citar alguns.
As atividades de SEO podem ser divididas em duas categorias principais, ou seja, SEO na página e SEO fora da página. O SEO na página gira em torno da otimização do conteúdo e de outras seções do seu site que você pode controlar.
O SEO off-page envolve a tomada de medidas para construir autoridade, links de entrada, sinais sociais e confiança. Você precisa incluir os dois tipos de otimização em sua estratégia de SEO para atingir seus objetivos.
Como funciona o SEO
Para entender como o SEO faz seu trabalho, precisamos detalhar ainda mais as coisas:
-
Classificação de pesquisa de SEO
Quando você está falando sobre classificação de pesquisa de SEO, está se referindo à posição do seu conteúdo na página de resultados de pesquisa. Se você tiver uma classificação #1, isso significa que seu site aparecerá em primeiro lugar no ranking de pesquisa de SEO. Se você quiser entender melhor suas classificações, tente usar um rastreador de classificação.
Isso o coloca no topo da página da web, a menos que haja um anúncio ou caixa de resposta antes dele. Em geral, o conteúdo da sua página da web deve aparecer nos três primeiros resultados. Isso ocorre porque essas posições recebem mais da metade do total de cliques.
Lembre-se, mais cliques significam aumento de tráfego e um enorme potencial de leads e vendas. Mesmo que seu site não ocupe nenhuma das três primeiras posições, ainda é bom se ele aparecer na primeira página.
Se aparecer na próxima página, você perderá leads e vendas em potencial, já que mais de 90% das pessoas olham apenas para a primeira página.
-
Como funciona a Pesquisa Google
Para entender como funciona o SEO, você precisa conhecer o funcionamento da Pesquisa Google. O Google tem como objetivo fornecer resultados de pesquisa para organizar as informações no mundo para torná-las disponíveis e úteis para todos.
Para fazer isso, o mecanismo de pesquisa precisa saber o tipo de informação que está em todo lugar. Como funciona esse processo?
- O Google automatiza softwares chamados spiders ou bots de pesquisa. Essas aranhas usam um processo chamado rastreamento da web para visitar diferentes páginas da web.
- Em seguida, eles adicionam páginas ao Índice do Google à medida que rastreiam. Isso envolve bilhões de páginas da web.
- Quando os usuários pesquisam na web, o Google lista os resultados mais relevantes desse catálogo.
- Os usuários dirão ou digitarão palavras relacionadas ao que desejam encontrar na web. Essas palavras são chamadas de palavras-chave. Como você verá, eles desempenham um papel crítico no SEO
-
Classificações de qualidade de pesquisa
Outra área importante do processo de pesquisa é a qualidade do conteúdo. Com classificações de qualidade de pesquisa, o Google avalia isso. Essas classificações se concentram em:
- Confiabilidade e nível especializado do conteúdo
- Qualidade e quantidade do conteúdo
- A pessoa responsável pelo site
- Reputação do site
Essas diretrizes permitem que o Google decida quais resultados são mais úteis, confiáveis e relevantes. Os resultados mais relevantes e confiáveis aparecem na primeira página. E resultados menos relevantes e úteis são mostrados mais tarde.
Quando você se concentra em melhorar o SEO, está ajudando o Google a entender seu conteúdo e classificá-lo no local apropriado.
-
Verificando suas classificações nos mecanismos de pesquisa
Um dos primeiros passos que você deve dar para melhorar o SEO é verificar sua classificação no Google. Existem algumas maneiras simples de fazer isso. A primeira maneira é pesquisar os termos que você classifica.
Tudo o que você precisa fazer é abrir uma janela anônima do navegador para pesquisar. Use os termos que seu mercado-alvo usaria para encontrar os produtos ou serviços que você oferece. Em seguida, clique nos resultados.
Caso você tenha um site grande já estabelecido, você deve usar uma ferramenta. Usando um verificador de SEO do Sitechecker ajudará você a descobrir coisas novas sobre seu site e fazer as melhorias necessárias.
O Sitechecker possui uma ampla gama de ferramentas para marketing de conteúdo, SEO e marketing de mecanismos de pesquisa.
Fatores de classificação de SEO
Se você está procurando os fatores que determinam os fatores de classificação do mecanismo de pesquisa, a resposta não está longe de você. O Google sempre enfatizou o conteúdo, os links e a experiência do usuário.
-
Conteúdo
O conteúdo é um fator essencial de suporte de SEO. Além das palavras-chave, que também são importantes, você precisa entender o que as pessoas querem quando digitam na barra de pesquisa. Isso é definido como intenção de pesquisa.
A intenção pode ser clara às vezes. Outras vezes, você será obrigado a pensar com cuidado. Otimizar a intenção errada levará a resultados ruins. A duração do seu conteúdo também desempenha um papel fundamental.
Você precisa aprender como iniciar um blog para descobrir o tamanho de seus artigos. Estudos mostraram que artigos longos (2000 palavras ou mais) têm uma classificação mais alta do que artigos curtos. Artigos longos também contêm mais links e compartilhamentos.
-
Links
Os links desempenham um papel crítico no SEO porque são coisas das quais a web depende. Quando se trata de classificação nos mecanismos de pesquisa, existem três tipos de links que realmente importam, ou seja, links de entrada, links internos e links de saída.
Links de entrada são links que direcionam para seu site a partir de páginas da web externas.
Links externos são links em sua página da Web para fontes externas. Links internos são links em seu site que direcionam para seu conteúdo. Os links de entrada ajudam o Google a descobrir se seu conteúdo é confiável e relevante.
Como mencionamos anteriormente, se sua página da web for vinculada a um site confiável, o link será mais valioso do que um link de um site mal classificado.
Lembre-se de que links de entrada de baixa qualidade afetarão negativamente sua classificação de pesquisa. Portanto, sempre use-os no mínimo.
Quando se trata de links externos, você precisa criar links relevantes para o seu tópico para sites relevantes e confiáveis. Isso mostra aos visitantes que seu site está repleto de conteúdo de qualidade.
Na maioria dos casos, você encontrará conteúdo confiável ao conduzir sua pesquisa. Tudo o que você precisa fazer é anotá-lo para adicioná-lo ao seu conteúdo no futuro. Você pode aumentar o valor da sua página criando links internos e interligando-os.
-
Experiência do usuário
Outro componente importante da classificação de SEO é o algoritmo de pesquisa de inteligência artificial. O Google chama isso de RankBrain. E se concentra na experiência do usuário. O RankBrain se concentra em três aspectos importantes, a saber:
-
-
- Taxa de cliques: porcentagem de pessoas que clicam em seu site a partir de classificações de páginas da web
- Taxa de rejeição: o número de pessoas que recaem depois de clicar em seu site. A taxa de rejeição significa que essas pessoas não conseguiram o que queriam
- Tempo de permanência: quanto tempo os visitantes permanecem em seu site após a chegada. Quanto mais tempo eles ficarem, melhor.
-
Usando o suporte ao cliente para melhorar o SEO
Você já sentiu que os esforços de suporte ao cliente eram muito problemáticos às vezes? Se sim, vamos destacar a importância de serviços de suporte ao cliente de qualidade e algumas ótimas técnicas que você pode usar para obter melhores resultados e atingir seus objetivos.
O suporte ao cliente de alto nível é um ingrediente do seu sucesso. É algo que você precisa priorizar em sua agenda de marketing.
Pode surpreendê-lo, mas o suporte ao cliente pode ter um efeito positivo no SEO. Aqui estão algumas das melhores maneiras de impulsionar seu SEO usando sua plataforma de suporte ao cliente com o mínimo de trabalho.
-
Avaliação do usuário
Estudos mostraram que 57% das avaliações ruins são resultado de suporte ao cliente ruim ou mau comportamento dos funcionários. Por outro lado, ótimas avaliações de clientes podem impulsionar muito seu SEO.
De acordo com a MOZ, isso funciona porque o Google assume automaticamente que sua empresa é confiável se a maioria de seus clientes confiar e avaliá-la de acordo.
Este é um dos métodos mais eficazes quando se trata de classificações de pesquisa. Avaliações positivas impulsionam seu SEO, direcionando tráfego para seu site.
Estudos de pesquisa mostraram que 88% dos clientes leem avaliações antes de comprar um produto ou serviço. Além disso, 70% deles confiam em uma marca se lerem ótimas avaliações online.
-
Tráfego do site
O tráfego aumenta o tráfego. Quanto mais tráfego você tiver, maiores serão os níveis de engajamento que você obterá em seu site. E quanto mais alto você se classificar no Google. Isso é algo que você já ouviu um zilhão de vezes antes.
O Google monitora os principais indicadores de desempenho de como seus visitantes interagem e atualiza as classificações com base no conteúdo que você fornece.
Por exemplo, o tempo de carregamento da sua página da web é uma métrica essencial usada por todos os sites. Métricas como taxa de rejeição ou tempo de permanência também são importantes. Tudo depende da eficácia com que seu site aborda os problemas e perguntas dos clientes.
-
Insights de palavras-chave
Na maioria das vezes, as marcas costumam projetar o conteúdo de seus sites sem conhecer as expectativas de seus clientes.
O suporte ao cliente pode fazer maravilhas aqui. As solicitações de suporte ao cliente fornecem informações importantes sobre como os clientes percebem sua empresa e como a procuram online. Além disso, recomendamos gravar e transcrever chamadas de clientes para aumentar a disponibilidade de dados de clientes em sua empresa.
A análise de tíquetes de suporte ajudará você a obter informações importantes sobre as palavras-chave que os clientes usam para descrever o que você oferece.
Isso pode ser feito perguntando diretamente aos clientes como eles conheceram ou encontraram a empresa. Essas informações ajudam você a conhecer as palavras-chave a serem usadas para impulsionar o SEO.
-
Conteúdo de alta qualidade
Para turbinar seu SEO e melhorar a classificação do seu site, você precisa publicar conteúdo de alta qualidade. Embora exista uma ampla gama de métodos, entender seu nicho é um dos melhores ativos.
Certifique-se de criar o maior número possível de artigos da base de conhecimento e tente cobrir todos os aspectos importantes dos produtos ou serviços que você está oferecendo.
Seu conteúdo deve ser valioso e engenhoso para resolver os problemas de seus visitantes. Obter a ajuda de sua equipe de suporte ajudará você a descobrir sobre o que deve escrever.
Isso ajudará a criar confiança entre os novos visitantes que não têm certeza sobre os produtos ou serviços que você está oferecendo.
Junto com o help desk, você pode procurar tópicos com maior volume na web por meio da descoberta de conteúdo e compartilhar sua experiência nisso por meio de um blog exclusivo.
-
Reconhecimento da marca
Quando seus clientes são bem atendidos, eles fazem tudo o que podem para divulgar sua organização e seus produtos. Isso também se aplica ao conteúdo do seu site, pois ele receberá mais menções e compartilhamentos se for engenhoso.
Você pode tentar transformar ótimas histórias de suporte em artigos incríveis e promovê-las em diferentes canais de marketing.
Outra ótima maneira de criar reconhecimento de marca é criar uma lista de e-mail e enviar e-mails para seus clientes regularmente. Existem muitos modelos de e-mail que você pode usar para escrever e-mails cativantes.
Gostou desse artigo? Confira esse outro, você também vai gostar: Inovações Web no Gerenciamento de Eventos: Transformando Experiências e Aumentando a Eficiência
Conclusão
SEO é uma das melhores maneiras de construir a reputação do seu site e, ao mesmo tempo, fornecer excelente suporte ao cliente.
Se você não conseguiu marcar compromissos mensais ou semanais com sua equipe, tente enfatizar sua importância para obter informações essenciais deles para sua equipe de marketing.
Sua equipe de suporte ajudará você a descobrir algumas coisas incríveis para turbinar seu SEO. Quanto mais organizado e relevante for o seu site e quanto melhor for o atendimento ao cliente, maiores serão as chances de seus clientes encontrarem você no Google.
Deixe um comentário