Não importa quem você é: um estudante, um empreendedor, uma dona de casa, um representante de uma grande empresa ou apenas uma pessoa que é bem versada em tecnologias modernas – mais cedo ou mais tarde você pode ter um desejo ou necessidade de criar um site. Se você é novo em web design, então você provavelmente já ouviu falar sobre CMS. Vamos descobrir o que é.
O que é CMS?
O Content Management System é um pacote de software que fornece funções para criar, editar, controlar e organizar páginas da Web. Os CMSs são frequentemente usados para criar blogs, páginas pessoais e lojas online, e são destinados a usuários que são novos na programação.
Na prática, um CMS é uma ferramenta web onde as pessoas constroem e mantêm sites. A principal vantagem do CMS é que você não precisa saber programação para criar um site e trabalhar com ele.
Principais funções do CMS
- Criação – um usuário recebe uma ferramenta universal para a criação de conteúdo.
- Gerenciamento – você pode restringir o acesso a informações, adicionar, editar, excluir e muito mais.
- Publicação – o artigo está totalmente adaptado ao design do site, você só precisa inseri-lo no campo obrigatório.
- Presentation – você pode alterar as cores, localização e qualquer outro elemento em seu site.
Como escolher um CMS para um site?
O mesmo design e funcionalidade podem ser implementados em um CMS para um site com um conjunto diferente de ferramentas. O uso de um determinado sistema depende dos dados que estão sendo processados. Os principais parâmetros ao selecionar um CMS incluem:
- conteúdo e sua quantidade
- o tamanho dos bancos de dados
- Tipo de conteúdo (visual, textual, vídeo ou áudio)
- a frequência de atualização do conteúdo.
O WordPress foi utilizado com o controle de acesso fornecido aos recursos para o design de sites pessoais e blogs. As versões fáceis de aprender desta plataforma são adequadas até mesmo para iniciantes. Devido à sua simplicidade e funcionalidade, o sistema ganhou popularidade. Agora, essa ferramenta é usada para vários tipos de sites.
Ao criar lojas online com a necessidade de conectar sistemas de pagamento, o Opencart com sua facilidade de uso e versatilidade está na liderança.
Para sites corporativos, o Joomla é aplicado. Luminoso e confortável, prático e funcional. Ele tem uma interface intuitiva e os desenvolvedores fornecem atualizações regulares. No entanto, essas atualizações do sistema envolvem demorado, e carregar um projeto Joomla para uma hospedagem requer habilidades profissionais.
No entanto, existem também alguns critérios para escolher um CMS – usabilidade, SEO, segurança, velocidade de desempenho. A maioria dos CMSs populares são soluções de código aberto. Desenvolvedores de todo o mundo estão refinando esses sistemas para serem mais seguros, convenientes e rápidos.
E vice-versa – CMSs menos populares têm parâmetros piores, funcionalidade menos específica e menor probabilidade de lançamento oportuno de atualizações.
Se você vai criar um site por conta própria, será mais conveniente para você começar com um CMS popular. Alternativamente, você pode experimentar vários serviços e escolher o que é melhor para você trabalhar. Se você encomendar um site de uma agência, não será supérfluo familiarizar-se com o serviço PSD para HTML (o que é e como convertê-lo).
Benefícios do uso de um CMS
- Uma interface amigável e intuitiva é a principal vantagem deste software.
- Você não precisa terceirizar especialistas e pagar um dinheiro extra por isso.
- Você tem a oportunidade de obter o resultado final em um curto espaço de tempo.
- A maioria dos softwares suporta vários modelos. Além disso, os desenvolvedores estão constantemente atualizando os sistemas.
- Você pode alterar as configurações do seu perfil. Você não precisa de permissão ou aprovação do desenvolvedor.
Desvantagens de usar um CMS
- Os construtores de funcionalidade limitada não são adequados para sites exclusivos.
- A conexão de plug-ins exigirá recursos adicionais no servidor.
- A atualização de versões ou a transferência de um projeto podem ser caracterizadas por distorções estruturais.
Os sistemas CMS permitem não apenas colocar conteúdo, mas editá-lo sem alterar o mecanismo interno de exibição e organização das páginas. Convencionalmente, o CMS pode ser dividido em duas partes: bancos de dados (onde todas as informações sobre o conteúdo das páginas estão contidas) e exibição visual de informações para os usuários (modelos).
Os sistemas de gerenciamento de conteúdo são usados para publicar conteúdo sem envolver especialistas. Para usar o CMS, você não precisa de nenhum conhecimento de marcação HTML ou programação.
Mas para começar com um sistema de gerenciamento de conteúdo, você precisa dominar os princípios básicos e estudar cuidadosamente o manual de operação do CMS. Escolha seu software favorito e crie seu primeiro site do zero. Desejamos-lhe tudo de bom!
Deixe um comentário