7 Passos para Escolher a Melhor Hospedagem para WordPress e Otimizar Seu Servidor

Criar blogs é uma maneira fácil de compartilhar seu conhecimento com o mundo. Mas devido a menos dinheiro e falta de conhecimento de tecnologia, muitas pessoas não conseguem. O maior problema enfrentado por um blogueiro é configurar um servidor super rápido para seu blog, para que seu blog tenha um desempenho melhor do que outros e o Google também possa classificá-lo bem. É por isso que hoje estou dando informações sobre como configurar o servidor mais rápido para sites WordPress de alto tráfego.

Suponha que você hospedou seu site em Hospedagem Compartilhada e ele está recebendo um bom tráfego e você não tem nenhum problema, então isso é uma coisa muito boa.

 

Mas um dia, de repente, você recebe um e-mail do provedor de hospedagem, está escrito que:

Aviso: “Nosso servidor não pode carregar seu site devido ao alto tráfego. Você precisará atualizar um plano de hospedagem. Caso contrário, seu site ficará fora do ar. 

Na maioria dos casos, quando isso acontece, um blogueiro que tem experiência se sente infeliz, insatisfeito e desamparado. Agora, se ele atualizar o plano, terá que pagar muito dinheiro por isso.

Se ele comprar um VPS melhor, ou uma hospedagem WordPress dedicada ou gerenciada, terá que pagar cerca de US $ 100 por mês.

Isso já aconteceu com você?

Se sua resposta for “sim”, então hoje vou lhe dizer a solução. Uma maneira de configurar um servidor de hospedagem super-rápido para o seu site WordPress sem precisar de tanto dinheiro.

Melhor guia de configuração de servidor para site WordPress

Você precisará de um pouco de conhecimento de codificação para a maneira que estou dizendo de como configurar um servidor super-rápido. Só então você poderá fazer a configuração do servidor corretamente.

Caso contrário, você terá que contratar um desenvolvedor para a configuração do servidor.

#1 Hospedagem mais rápida

Falando em desempenho, a hospedagem do Google Cloud e Amazon AWS está no topo, mas o preço de seus planos é muito alto.

É por isso que escolheremos um provedor de servidor que também seja comparável a eles, mas o preço do plano não é tão caro. São eles:

  • DigitalOcean
  • Linode
  • Vultr

Todos os três oferecem servidores de hospedagem em nuvem rápidos a preços acessíveis. Eu, por exemplo, uso o servidor da DigitalOcean, o que faz com que o meu site carregue rapidamente no Brasil devido à boa infraestrutura e à proximidade dos data centers.

Se você é um blogueiro, também recomendo que hospede o seu site no servidor da DigitalOcean.

Se desejar, você também pode usar o CloudWays Managed Server. Mas seu preço será quase o dobro. Portanto, é melhor instalarmos o WordPress configurando manualmente o servidor do DigitalOcean.

#2. Configuração do servidor

Existem várias maneiras de configurar um servidor para WordPress em hospedagem em nuvem, como a DigitalOcean, ou em servidores não gerenciados. Algumas das escolhas incluem:

  • Qual distribuição do Linux escolher? (Ubuntu, CentOS ou outra)
  • Qual pilha utilizar: LEMP (Nginx) com Linux ou LAMP (Apache)?

Na minha opinião, a melhor opção é rodar o WordPress com o Nginx (pilha LEMP) no servidor Ubuntu. Isso porque o Nginx oferece um desempenho significativamente mais rápido em comparação ao Apache, o que resulta em uma melhor performance para o seu site.

#3. Cache

Depois de configurar o servidor, ele chega ao plugin de cache, então eu aconselho você a usar o Server Cache (FastCGI Cache) em vez de usar qualquer plugin de cache.

Se você não quiser usar o FastCGI Cache, recomendo que use o plugin de cache WP-Rocket. Porque é melhor do que todo o resto do plugin de cache.

Você também pode usar plug-ins de cache gratuitos como WP Super Cache, W3 Total Cache ou Fastest Cache, mas todos eles enfrentam alguns problemas.

Além disso, para otimizar ainda mais o desempenho do PHP, recomendo habilitar o Opcode Cache. O Opcode Cache armazena na memória a versão compilada do código PHP, o que reduz o tempo de execução ao evitar a recompilação do código a cada requisição. Com isso, não será necessário utilizar ferramentas como Varnish, Redis ou Memcached para cache adicional, pois o Opcode Cache já oferece uma performance significativa, especialmente em sites WordPress com grande volume de acessos.

#4. Temas

Se você falar sobre os temas WordPress mais rápidos, recomendo que use os temas StudioPress e MyThemeShop. Porque é o carregamento mais rápido e otimizado para SEO.

O framework StudioPress é o mais usado para sites WordPress em todo o mundo. Ainda hoje, permanece na posição #1 para blogs WordPress.

#5. CDN

Depois de tudo isso, você precisa do melhor provedor de CDN. Eu sugeriria dois CDNs (rede de entrega de conteúdo).

  • CloudFlare (Grátis)
  • KeyCDN (pago)

Ambos oferecem o melhor serviço. Agora você pode decidir se deseja usar um CDN gratuito ou um premium.

#6 HTTPS

Depois disso, chega a HTTP e HTTPS, então o HTTPS agora se tornou necessário para blogs e sites.

Se você estiver com orçamento limitado, poderá obter um SSL Godaddy. Caso contrário, eu recomendaria usar Let’s Encrypt SSL ou CloudFlare Flexible SSL.

Se você habilitar https corretamente, isso terá um pequeno impacto na velocidade do seu site, a velocidade do site pode ser mais lenta se configurada incorretamente.

#7. Hospedagem gerenciada

Se você não deseja configurar o servidor manualmente, recomendo que use o Managed WordPress Hosting. Porque nisso você já tém um servidor otimizado.

Você não precisará fazer nada no caso de configuração. Para isso, você pode escolher uma das seguintes hospedagens WordPress gerenciadas.

  • Kinsta
  • WP Engine
  • Cloudways
  • HostGator
  • SiteGround

O serviço e o desempenho de todos são bons, mas seus preços são muito altos. Se você tem esse orçamento, então este é o melhor para você.

#8. Optimização

Para acelerar um site WordPress, faça o que um site WordPress precisa fazer para ser otimizado. Como otimização de banco de dados, limpeza de banco de dados, otimização extra de script e CSS, etc.

Confira esse outro artigo, você deve gostar: DDoS: Como Proteger Seu Site Contra Ataques e Garantir a Segurança em 2025

Conclusão

Se a sua hospedagem atual está funcionando bem e não está apresentando problemas, aconselho a manter o serviço atual. Às vezes, o custo-benefício de um serviço de hospedagem que já está estável e atende às suas necessidades é o melhor caminho. No entanto, caso você enfrente algum problema de desempenho ou limitações com a sua hospedagem, pode ser interessante considerar a migração para um desses servidores de hospedagem gerenciada, que oferecem soluções mais robustas e com suporte especializado para WordPress.

Espero que tenha gostado do artigo, não esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos blogueiros.

 

Tags: | | | | | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *