Não há melhor exemplo de uma empresa se transformando digitalmente do que a Amazon. Sua jornada de uma livraria que existia online para um leviatã global de comércio eletrônico é extremamente inspiradora. Mas ainda mais motivador é como a ideia de Bezos estabeleceu a Amazon Business em 2015, depois que o sol se pôs na AmazonSupply. Jeff viu a ascensão do comércio eletrônico B2B e queria uma peça para si mesmo. No entanto, entrar neste mercado foi um osso duro de roer para a Amazon devido a estes desafios:
- Espaço de varejo on-line altamente competitivo
- As expectativas dos clientes mudam constantemente
- Necessidade de escalabilidade sem alienar os clientes
No entanto, a Amazon conquistou o mercado B2B acelerando seus esforços de transformação digital. Isso foi feito criando um bazar online abrangente que oferece 250 milhões de produtos. Com a análise de dados, a empresa de Jeff Bezos simplificou as operações e aprimorou o atendimento ao cliente. Recursos como opções de compra em massa e recomendações personalizadas também ajudaram esse mercado a crescer.
É apenas um exemplo de como as empresas podem acelerar o processo de transformação digital. Este artigo aborda os detalhes de como sua empresa pode acelerar esse processo em 2024.
9 maneiras pelas quais as empresas estão se transformando digitalmente
Diz-se que os gastos do mercado global de transformação digital aumentarão em 3,4 trilhões de dólares (USD) até 2026. Mais e mais empresas estão implementando uma estratégia digital e abandonando os métodos tradicionais de transformação digital de negócios baseados em papel. Aqui estão dez maneiras pelas quais eles estão trazendo essa transformação digital:
Desenvolvimento LCNC
O mundo do desenvolvimento testemunhou a maior mudança com iniciativas de todos podem codificar. Primeiro, precisamos entender os dois códigos que são populares no momento:
Tradicional: O modo de codificação tradicional é pro-code, envolvendo o uso de linguagens de programação para criar aplicativos complexos como Java, HTML ou Perl.
Transformacional: Os novos métodos são low-code ou no-code (LC/NC), onde qualquer pessoa pode programar sem um amplo conhecimento de linguagens como C++ ou Python.
O desenvolvimento do LCNC simplifica o processo de codificação para que os usuários possam iniciar o desenvolvimento de aplicativos rapidamente. Os codificadores agora trabalham simultaneamente com as abordagens pro-code e no-code. O LCNC capacita os desenvolvedores a atender às necessidades da empresa, e seu trabalho é então ajustado por codificadores tradicionais.
Os programadores profissionais também garantem que os aplicativos desenvolvidos pela LCNC possam se integrar ao ecossistema de tecnologia da empresa.
Adoção da computação em nuvem
Em seguida, você precisa abandonar a trilha de papel e ir para a nuvem. É assim que você pode:
- Manter/procesar seus dados confidenciais remotamente
- Reduzir o custo da infraestrutura local
- Dimensionar suas operações com muito mais rapidez e eficiência
- Gerenciar seus recursos corporativos de forma inteligente (desperdício zero)
Além disso, os serviços em nuvem facilitam a colaboração com suas equipes remotas. Você pode dar a eles acesso a todos os principais recursos/aplicativos em um piscar de olhos. É uma ótima maneira de aumentar a produtividade.
Portanto, migre para serviços como Microsoft Azure ou Amazon Web Services.
Utilização de análise de dados
A análise de dados leva a uma tomada de decisão informada, portanto, não há necessidade de filtrar grandes quantidades de dados. Todos sabemos que os dados são o principal ativo de um negócio de sucesso. Os profissionais de marketing o analisam para descobrir tendências e obter insights sobre o desempenho de suas campanhas de marketing.
Vamos supor que você administre uma empresa de varejo. Nesse sentido, a análise de dados ajudará você a rastrear padrões de compra (quem compra o quê?) e ajustar o estoque de acordo. Com a análise, você pode atender às demandas dos clientes sem precisar manter excesso de estoque em seus armazéns. Este exemplo mostra como a utilização eficaz da análise de dados evita gastos redundantes e incentiva as empresas a fazer ajustes proativos em termos sazonais.
Integração de IA
Uma pesquisa mostra que quase 9 em cada 10 empresas em todo o mundo tem transformação digital e de IA em andamento.
Isso ocorre porque a automação assume tarefas repetitivas e executa tarefas mundanas que podem tornar os funcionários humanos dispostos a cometer erros. De chatbots para atender às consultas tediosas dos clientes a software de gerenciamento de estoque – a IA está presente em todos os postos de verificação.
Um ótimo exemplo de transformação digital liderada por IA é a Netflix, que conta com algoritmos de IA para recomendar conteúdo adaptado às preferências dos clientes (filmes/programas que eles assistem).
Atendimento ao cliente orientado por personalização
Já se foram os dias de campanhas de marketing genéricas com boletins informativos escritos com abordagens de tamanho único. As empresas estão transformando o atendimento ao cliente, criando experiências personalizadas para os clientes com base em seus gostos/desgostos e comportamentos anteriores.
Vamos pegar a Amazon como exemplo mais uma vez. Ele recomenda produtos com base em suas compras anteriores, personalizando sua experiência de compra. Essa tática aumenta as vendas e promove uma conexão mais profunda entre a marca e seus clientes.
Implemente soluções de IoT
Graças aos dispositivos IoT, os proprietários de empresas agora podem coletar dados em tempo real para se manterem operacionalmente eficientes. Digamos que um fabricante precise antecipar quando ocorre uma falha no produto. Para isso, eles podem usar sensores IoT para observar problemas de desempenho do equipamento e prever as necessidades de manutenção antes que o equipamento seja desligado.
Você também pode adotar essa abordagem proativa para minimizar o tempo de inatividade. É uma ótima maneira de reduzir os custos de reparo também. Da mesma forma, os varejistas estão usando prateleiras inteligentes que possuem sensores embutidos para rastrear os níveis de estoque por conta própria. Assim, os varejistas podem garantir que seu estoque seja reabastecido com base na demanda em tempo real. Já está fazendo maravilhas para os atacadistas durante as vendas de Natal e Black Friday.
Desenvolvimento de aplicativos móveis
Uma estratégia de transformação digital vem em conjunto com as abordagens de otimização de mecanismos de pesquisa mobile-first. Sempre assuma que um em cada dois usuários está acessando seu site por meio de um smartphone. Diante disso, você deve abraçar a tendência do desenvolvimento de aplicativos móveis. É por isso que toda empresa agora tem um aplicativo e prefere interagir com os consumidores online por meio de aplicativos para smartphones. Isso porque:
- Os usuários podem acessar serviços/produtos facilmente com um aplicativo
- Os aplicativos tornam seu site mais propenso a ser visitado
- A coleta de dados sobre as interações do usuário fica mais fácil
Medidas reforçadas de segurança cibernética
Os problemas de segurança cibernética aumentaram desde a pandemia. É por isso que um relatório da Cisco observa que 70% das empresas de pequeno porte estão acelerando a transformação digital. As novas medidas de segurança cibernética adotadas dessa forma incluem:
- Tecnologias de criptografia
- Autenticação multifator
- Auditorias regulares de segurança em toda a empresa
- Procedimentos de negócios automatizados
Outra maneira importante pela qual as empresas estão embarcando rapidamente no movimento da transformação digital é adotando RPA ou ferramentas de automação de processos robóticos. Reduz a intervenção manual em tarefas tediosas (um estágio avançado de automação). Os proprietários de empresas estão usando ferramentas de RPA para coisas como entrada de dados e processamento de faturas.
Isso não apenas acelera as operações, mas também minimiza o erro humano, permitindo que os funcionários se concentrem em iniciativas mais estratégicas que impulsionam o crescimento dos negócios.
Adotando uma cultura digital em primeiro lugar
A iniciativa “Connected Fitness” da Under Armour é um exemplo brilhante de como as empresas podem não apenas alterar digitalmente, mas também adotar uma cultura pró-digital. Essa iniciativa permite que os usuários acompanhem seu bem-estar por meio de um aplicativo, enquanto a empresa fornece recomendações personalizadas com base nesses dados.
Este exemplo ilustra como a criação de uma cultura que abraça a transformação digital é vital para o sucesso.
As empresas estão investindo em programas de treinamento que aumentam a transformação digital e as habilidades digitais dos funcionários e incentivam a inovação dentro das equipes.
O mundo dos negócios está mudando rapidamente e sua empresa precisa acompanhar essa transformação digital. Há alguns anos, as empresas que adotavam uma estratégia e transformação digital tinham uma vantagem competitiva sobre as outras; Hoje, toda empresa precisa se tornar “digital” para sobreviver. Se você não estiver na nuvem, sua presença física será prejudicada. A digitalização ajuda você a superar problemas de produtividade e reduzir custos. Portanto, não fique atrás da linha. Os tempos estão mudando e você precisa adotar novas normas para acelerar sua transformação digital hoje.
Gostou do artigo? Confira esse outro, você deve gostar desse também: 9 Maneiras Eficazes de Melhorar a Experiência do Usuário no Site
Deixe um comentário