Você deve Transferir seu Nome de Domínio ou Alterar seu Servidor?

24 de setembro de 2024

Os domínios são comumente adquiridos para direcionar as pessoas a um site, mas essa não é sua única função. Naturalmente, há muitas coisas que podem ser feitas com um domínio, além de criar um site para ele.

Mesmo quando um site é construído em torno de um nome de domínio, muita coisa pode estar acontecendo em segundo plano que não afeta o site. No entanto, outros processos podem ter o efeito oposto.

Algumas dessas ocorrências relacionadas ao domínio incluem a transferência para um novo registrador, a alteração de servidores de nomes, o estacionamento do domínio e até mesmo a venda do nome de domínio.

É fácil ficar confuso com os detalhes técnicos que cercam algumas operações de domínio. Parte dessa confusão está relacionada à transferência de domínios de um registrador para outro e à alteração de servidores de nomes. Esses dois processos são frequentemente mal interpretados e, na maioria dos casos, um é tomado pelo outro.

Existem diferentes razões pelas quais um nome de domínio precisa ser transferido, mas em alguns casos, a transferência é inútil, pois a alteração dos servidores de nomes será suficiente.

No caso de alterar servidores de nomes, as circunstâncias acionam o processo. Vamos esclarecer o que significa transferência de nome de domínio e alteração de servidores de nomes, quando são necessários e qual operação é ideal para cada situação.

Em primeiro lugar, o que são registradores?

Os registradores de nomes de domínio são empresas responsáveis pelo registro de domínios, de modo que são exclusivos do registrante (proprietário do nome de domínio) e não podem ser de propriedade de mais ninguém.

Uma empresa deve ser credenciada por um registro responsável pelos Domínios de Primeiro Nível ou pela Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) para poder vender ou registrar legitimamente nomes de domínio.

Os registradores de nomes de domínio populares incluem GoDaddy e NameCheap. A maioria das empresas de hospedagem na web também oferece registro de domínio como parte de seus serviços, como registro de domínio Hostgator e Freeparking.

Transferência de Domínio

A transferência de nome de domínio envolve o processo de entrega de um nome de domínio do registrador atual para outro.

Uma vez que o nome tenha sido transferido com sucesso, o novo registrador será responsável por manter todas as informações relevantes relacionadas ao nome de domínio.

Pré-requisitos para transferência de nomes de domínio

Antes de transferir um nome de domínio, há caixas que precisam ser marcadas para garantir que você não esteja complicando as coisas para si mesmo. Alguns dos pré-requisitos incluem:

  • Certificando-se de que suas informações WHOIS estejam atualizadas e precisas
  • Pode ser necessário desbloquear sua proteção de privacidade WHOIS e exigir um código de autorização antes de fazer a mudança
  • Garantir que seu nome de domínio tenha até 60 dias e não tenha passado por nenhum outro processo de transferência nos últimos 60 dias
  • Confirmar se os servidores de nomes precisam ser alterados (mais sobre isso abaixo) antes de transferir o domínio
  • Você também pode precisar alterar seu serviço de e-mail se ele estiver vinculado ao seu domínio, pois durante o processo de transferência, há uma chance de você perder o acesso. Portanto, crie um endereço de e-mail em outro serviço como Yahoo ou Gmail e atualize-o como o contato nas informações do seu domínio

Quais são as razões para transferir um nome de domínio?

Uma grande coisa sobre nomes de domínio é que, depois de fazer uma compra, você não fica preso ao mesmo registrador por toda a vida. Você pode transferir quando quiser. Aqui estão os principais motivos para mudar seu registrador:

  1. Você vendeu um nome de domínio e deseja transferi-lo para o comprador.
  2. Você não está satisfeito com os preços e as ofertas do seu registrador atual.
  3. Você encontrou ofertas melhores de outro registrador.
  4. Você deseja usar sua empresa de hospedagem como seu registrador.
  5. Você comprou um nome de domínio de um registrador diferente e deseja usar apenas um registrador para todos os seus domínios.

O processo de transferência do seu nome de domínio

O procedimento começa com o seu registrador atual. Em primeiro lugar, envie uma solicitação para transferir seu nome de domínio para outro serviço e você receberá uma série de procedimentos a serem seguidos. Seu registrador de destino também fornecerá um conjunto de etapas a serem seguidas por conta própria.

O processo geral varia de acordo com o registrador para o qual você está se mudando e aquele de onde está se mudando.
De acordo com as regras definidas, sua transferência pode ser rejeitada se você não fizer as coisas corretamente, portanto, certifique-se de seguir com precisão as etapas fornecidas por cada registrador.

O processo de transferência é normalmente concluído em poucos dias, pois existem medidas em vigor para evitar transferências não autorizadas.

O que são servidores de nomes?

Servidores de nomes são servidores de um host responsável por apontar seu nome de domínio para onde seu site está hospedado no momento.

Isso significa que, quando um usuário da web digita seu nome de domínio na barra de endereços, é dever do servidor de nomes direcionar o navegador para o seu site por meio do uso de softwares DNS instalados em servidores de hospedagem da web para carregar a página. Cada nome de domínio deve ter dois servidores de nomes atribuídos.

O servidor de nomes é, na verdade, um endereço IP e normalmente assume a seguinte forma:

ns1.domainofyourhost.com

ns2.domainofyourhost.com

Observe que ambos os servidores de nomes do seu host devem ser designados para um domínio.

Alterando servidores de nomes

A alteração de servidores de nomes envolve a alteração de suas configurações de domínio atuais para apontar para seu host da web, especialmente quando você está migrando para um novo host da web.

Por que você precisa alterar os servidores de nomes?

Há uma série de razões para alterar os servidores de nomes, que muitas vezes são confundidos com a transferência de nomes de domínio.

Embora algumas das razões possam ser as mesmas, os processos são para colocar duas funções totalmente diferentes em prática. Aqui estão alguns motivos para alterar os servidores de nomes:

1. Você está usando um registrador e um host diferentes 

Ao usar um registrador separado para seu host, você precisa fornecer os domínios que apontarão seu nome de domínio para o servidor do seu host na sua conta de registrador.

Quando você usa o mesmo host que seu registrador, provavelmente não precisará atribuir servidores de nomes, embora, em alguns casos, possa ser necessário. Você terá que pedir esclarecimentos ao seu provedor de serviços.

2. Se você acabou de comprar um domínio de um proprietário anterior 

Você terá que apontar seu domínio recém-adquirido para seu próprio host, pois provavelmente estará apontando para um host diferente.

3. Você está mudando de empresa de hospedagem 

Este é um acéfalo. Transferir seu site para outro host significa que você deve apontar para os servidores de sua nova empresa de hospedagem.

O processo de alteração do servidor de nomes

O processo é bastante simples. Depois de ter o endereço IP e os subdomínios fornecidos pelo seu host, você pode simplesmente fazer login na sua conta de registrador e inserir as novas informações.

Quanto tempo levará para que a alteração do servidor de nomes entre em vigor?

Normalmente, leva de quatro a oito horas para que a mudança entre em vigor, mas, em alguns casos, pode levar de dois a três dias. Esse período de atraso é conhecido como ‘propagação de DNS’, em que os sistemas de nomes de domínio e os nós ISP em todo o mundo são atualizados ao longo do tempo.

Entre nesse artigo, você pode gostar: Proxies Móveis: Desbloqueando o Poder do Marketing de Mídia Social

Conclusão

Agora você sabe quando precisa transferir seu domínio ou simplesmente alterar seus servidores de nomes. Embora isso tenha apresentado dificuldades – especialmente para novos proprietários de sites – na verdade é bastante simples quando você olha mais de perto.

Lembre-se de que há casos incomuns em que você precisa alterar ou atualizar seu servidor de nomes ao transferir seu registrador.

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *