Desde o seu lançamento, o WordPress nunca parou de crescer. Na verdade, mais de 30% da web contém produtos WordPress. Para colocar em termos simples, mais de 455 milhões de sites usam WordPress. Sua versão mais recente (WordPress 5.8) já está programada para ser lançada em julho de 2021.
Você também faz parte dessas estatísticas? Se sim, então parabéns. Mas, aqui está a pegadinha. Suponha que você possua um café que ofereça produtos sem glúten em sua cidade.
Se o seu site não está ranqueando mais alto em SERPs, você pode perder seus clientes-alvo para seus concorrentes rapidamente. Não é? Em outras palavras, se o seu site WordPress não ajuda você a alcançar os resultados desejados, mesmo o melhor site WordPress não significaria nada.
Portanto, você precisa elaborar uma estratégia que lhe permita adaptar seu site WordPress às tendências de marketing em mudança. Felizmente, se você gastar algum tempo na otimização do mecanismo de pesquisa, você pode alcançar rapidamente o seu resultado final.
O guia a seguir irá ajudá-lo a melhorar significativamente o SEO do seu site. Assim, permitindo que você melhore o tráfego orgânico, aumente o DA e o PA do seu site para obter mais clientes. Vamos começar!
Verifique as configurações de visibilidade do seu site
Aqueles que são novos no WordPress devem saber que este software vem com uma configuração que ajuda você a remover o site dos motores de busca temporariamente. Esta é uma ferramenta bastante útil ao criar ou otimizar seu site.
Você encontrará esse recurso na guia Configurações e Leitura. Portanto, verifique se você acidentalmente manteve o recurso ativado ao criar ou redesenhar o site. Se você continuar ligado, não importa o que você faça, suas estratégias de SEO não funcionarão.
Altere seus permalinks para melhorar a experiência do usuário
Compartilhar é o URL ou o link para uma página específica para o seu site. Pode ser um post, uma página ou um blog. Esses links ajudam os usuários a identificar do que se trata a página.
Então, você deve torná-lo fácil de usar para aumentar as taxas de cliques. Mas essa não é a única razão pela qual você deve verificar esta especificação do seu site.
O mesmo link ajuda os mecanismos de pesquisa a analisar se o seu site é adequado para a consulta de pesquisa. Então, você deve torná-lo amigável para o mecanismo de pesquisa, incluindo descrições precisas do seu conteúdo.
Para fazer isso, você precisa ir para o painel do CMS. Aqui, comece clicando em “configurações” e, em seguida, passe para “permalinks”. Certifique-se de clicar no botão “salvar alterações”.
Escolha o plugin SEO certo
Os plugins do WordPress ajudam a melhorar a funcionalidade do seu site, adicionando vários recursos que geralmente vêm com software padrão. Você pode encontrar toneladas de plugins para melhorar o SEO do seu site.
Se você não sabe por onde começar, você pode pesquisar a biblioteca de plugins do WordPress. E escolha o que mais se adequa às suas necessidades.
Aqui estão alguns exemplos de plugins de SEO para o seu site para melhores classificações de SEO. Isso inclui Yoast SEO, SmartCrawl pro e assim por diante.
Esses plugins ajudarão você a otimizar seus títulos e conteúdo usando as palavras-chave ou frases de chave certas. Não só isso, mas também permitirá que você controle as migalhas de pão do seu site.
Otimize as imagens do seu site
Graças à interface amigável, você pode praticamente otimizar tudo em um site WordPress. Você deve usar Image-Alt-Text para otimizar o texto de suas imagens. Dessa forma, suas imagens também começarão a ser ranqueadas no Google.
Além disso, certifique-se de otimizar o tamanho das imagens para evitar enfrentar os problemas de carregamento mais lento do site. Além disso, certifique-se de evitar adicionar fotos duplicadas aos seus sites.
Para evitar isso a partir do primeiro passo em si, tente filtrar a pasta de imagens de banco de imagens em seu sistema. Isso não apenas ajudará você a economizar algum espaço em seu sistema, mas também garantirá a criação de sites amigáveis desde o início.
Você pode ler este post fonte para obter mais informações sobre uma experiência de trabalho perfeita. Então, aumente suas chances de ranquear mais alto com exclusividade e originalidade.
Usar Sitemap XML
Este sitemap é um arquivo de código que inclui todas as páginas do seu site online. Adicionar esses sitemaps ajudará o mecanismo de pesquisa a localizar, analisar e classificar o conteúdo do seu site.
Você pode fazer isso rapidamente adicionando o plugin Yoast SEO ou usando Sitemaps XML do Google. Isso melhorará a visibilidade de suas páginas da Web. Assim, acaba aprimorando o SEO do seu site.
Separe as páginas do site em grupos específicos usando tags/categorias
Se você quiser que o mecanismo de pesquisa entenda a estrutura e o conteúdo do seu site, você precisa categorizá-lo em grupos específicos, como páginas e postagens de blog.
Fazer isso não só melhorará sua experiência de usuário, mas também impulsionará o SEO do seu site. Isso ocorre porque os usuários podem encontrar facilmente o conteúdo que estão procurando.
Por exemplo, o uso de tags ajudará você a descrever uma página específica ou sobre o que a postagem trata. E adicionando categorias, você pode agrupar amplamente suas postagens e páginas.
Otimizar comentários
Comentários em uma postagem de blog são uma ótima maneira de aumentar o engajamento em seu site. Não será errado dizer que engajamento normalmente significa mais tráfego e compartilhamento de links. E tudo isso combinado melhora seus esforços gerais de SEO.
No entanto, spam em seus comentários pode prejudicar o SEO e o ranqueamento do seu site. Assim, incluir plugins como Anti Spam ou WordPress Security and Firewall irá bloquear comentários que contenham spam e parar quaisquer envios ou assinaturas defeituosas.
Palavras Finais
Um site é como sua loja virtual, onde o usuário conhece sua marca. Se você não estiver incluindo as informações que um usuário está procurando, elas não serão adequadas para você e sua empresa.
Mais importante ainda, se você não estiver usando os métodos corretos para apresentar suas informações, isso reduzirá suas chances de alcançar as primeiras posições.
Escusado será dizer que o WordPress se destaca entre outras plataformas CMS. Mas você precisa dele para torná-lo fácil de usar, atualizando-o a partir do back-end para garantir o bom funcionamento do site.
Mas não deixe de ter em mente a escalabilidade da presença na web para garantir a longevidade da sua marca. Novas tendências de SEO surgem constantemente no espaço digital. Então, você deve mudar de acordo para acomodar as mudanças de maneira simplificada.
Deixe um comentário