Os Efeitos Reprodução Automática: Por Que Evitar Vídeos Automáticos em Seu Site

19 de dezembro de 2024

A reprodução automática de vídeos pode parecer uma boa ideia à primeira vista. Mas você sabia que os efeitos reprodução automática podem afetar drasticamente a maneira como os espectadores usam seu site?

Ninguém quer ser bombardeado por vídeos que não estava procurando, e é aconselhável evitar adicionar um vídeo de reprodução automática ao seu site para proporcionar uma experiência agradável ao usuário. Os efeitos reprodução automática podem prejudicar a navegação dos visitantes.

Seja você uma agência ou um serviço de produção de vídeo, detalhamos os motivos pelos quais você não deve ter um vídeo de reprodução automática na página inicial, considerando os efeitos reprodução automática negativos!

Os vídeos tornam as páginas da web mais lentas

A página de destino do seu site desempenha um papel crucial para que os visitantes permaneçam ou não no seu site por mais de cinco segundos. Se a página do seu site para carregar demorar mais do que as pessoas preferem, elas se movem automaticamente para fechar a guia e passar para a próxima. Os efeitos reprodução automática contribuem para esse atraso no carregamento, tornando a página mais lenta.

O público procura o desempenho ideal do site e, se o seu site tiver um desempenho ruim e demorar para carregar, isso fará com que os visitantes se sintam compelidos a deixar sua página. Os efeitos reprodução automática podem ter um impacto significativo nisso.

Leva apenas alguns segundos para os visitantes decidirem se querem ou não permanecer em uma página por muito tempo, e os vídeos de reprodução automática que tornam sua página de destino mais lenta afetarão isso drasticamente.

Vídeos de reprodução automática distraem do seu CTA

Quando os usuários se deparam com um vídeo de reprodução automática, eles tendem a se distrair e ignorar sua frase de chamariz principal (CTA). Os efeitos reprodução automática são visíveis nesse caso, pois desviam a atenção do usuário.

Você deseja que seu visitante execute as ações desejadas em seu site, mas isso pode não acontecer quando você inclui vídeos de reprodução automática em sua página de destino. O objetivo da sua página inicial é enviar os usuários para diferentes páginas do seu site e persuadi-los a concluir seu CTA. No entanto, os efeitos reprodução automática podem atrapalhar esse processo.

Na maioria das vezes, um vídeo de reprodução automática simplesmente incentiva os usuários a permanecerem em sua página de destino para assistir ao vídeo, distraindo-os do propósito real.

Aumenta a carga cognitiva

Em Psicologia, a Carga Cognitiva refere-se ao esforço mental necessário para realizar uma tarefa. Uma boa experiência do usuário causada por uma boa interface reduz a carga cognitiva, facilitando a navegação dos usuários pelo seu site. No entanto, os efeitos reprodução automática aumentam essa carga cognitiva.

Incluir um vídeo de reprodução automática em sua página inicial aumentará a carga cognitiva – imagens em movimento rápido ou piscando em segundo plano distraem os usuários e dificultam a identificação das informações que eles estão procurando especificamente.

Uma boa interface de usuário reduzirá o incômodo que os usuários enfrentariam quando confrontados com um vídeo de reprodução automática.

Os usuários têm menos controle

Quando os usuários visitam uma página inicial e são automaticamente forçados a assistir a um vídeo, eles não estão no controle de sua própria experiência de visualização. Os efeitos reprodução automática removem a opção de controle do usuário.

Não há controle sobre o que o usuário realmente deseja assistir, pois o vídeo de reprodução automática não oferece a opção de escolha. Incorporar um vídeo em sua página inicial dá aos usuários a impressão de que apenas o proprietário do site está no controle, o que pode ser desconfortável para eles.

Não agrega valor à sua página inicial

A página inicial do seu site é a porta de entrada para sua empresa ou organização. É a página de destino principal para todo o tráfego do seu site e fornece uma entrada para o seu mundo. Os efeitos reprodução automática não agregam valor a essa página inicial.

Pense nisso como a porta principal de uma loja. O objetivo da porta é permitir que as pessoas entrem e que explorem e naveguem para chegar onde desejam. Os efeitos reprodução automática vão contra esse objetivo, interrompendo a experiência do usuário.

Fornece uma experiência de usuário ruim

A principal consequência dos tempos de carregamento lentos nas páginas de destino é a má experiência do usuário. Quando os usuários visitam seu site, eles procuram uma experiência perfeita e sem atrasos. Os efeitos reprodução automática afetam negativamente essa experiência, causando atrasos desnecessários.

Se o seu site não conseguir fornecer fluidez desde o início, é altamente provável que os usuários saiam do site em segundos. Para oferecer a melhor experiência ao usuário e manter os visitantes em seu site por um longo período de tempo, você precisa se livrar dos extras que tornam sua página mais lenta – e isso definitivamente seria o vídeo de reprodução automática, cujos efeitos reprodução automática são indesejáveis.

Isso anula o propósito de uma página de destino

Em vez de ter sua página de destino como a estrela do show, o vídeo de reprodução automática desviará a atenção da sua página principal e distrairá os usuários. Os efeitos reprodução automática interferem diretamente no propósito principal da sua página de destino.

Eles se verão assistindo ao vídeo em vez de prestar atenção ao próprio site, matando assim o objetivo principal de sua página de destino e não conseguindo converter seus visitantes em leads e clientes. Você quer que seus visitantes naveguem pelas páginas do seu site – não gastem tempo assistindo a um vídeo.

Nem todo mundo gosta de uma surpresa

Para muitas pessoas, uma surpresa como um vídeo reproduzido repentinamente em uma página inicial pode parecer mais um incômodo, em vez de uma surpresa agradável e envolvente. Para alguns, os efeitos reprodução automática são irritantes.

A reprodução automática de vídeos pode ser comparada a anúncios pop-up. Muitos proprietários de empresas podem sentir a necessidade de incluir um vídeo de reprodução automática, mas os efeitos reprodução automática podem ser amplamente indesejados pelos usuários da internet, assim como anúncios pop-up.

Causa interrupções desnecessárias

Imagine que você é o usuário que procura os serviços da sua empresa e se depara com o site. Você pode estar assistindo a um vídeo em uma tela diferente ou talvez ouvindo música. Ao acessar a página de destino, os efeitos reprodução automática do vídeo vão interromper a sua experiência. Isso pode levar o usuário a abandonar o site rapidamente.

Essas interrupções online causadas pelos efeitos reprodução automática podem ter um efeito negativo no número de pessoas que permanecem em seu site e podem resultar em uma experiência de navegação ruim.

Gostou do artigo? Confira esse outro aqui: A Psicologia no Web Design: Como Influenciar o Comportamento do Usuário e Aumentar as Conversões

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *